13/07/2013

PAP Caminho de mesa (Base) - Coleção Bya Ferreira

ATENÇÃO: Neste post irei mostrar apenas como se faz a base, Para ver o passo a passo da decoração (flores e ramos) entre Neste post

Material utilizado:
  • 1 novelo de Linha Anne Branca
  • 1 Novelo de Anne Laranja
  • 1 agulha de crochê 2mm
Execução:
  • Com a linha branca faça um cordão com 140 corr. a partir da 4ª corr a contar da agulha faça p.a. por toda a extensão do cordão obtendo um total de 138 p.a. (Figura 1)
  • Vamos preparar a curva do caminho de mesa: Faça 6 corr e passe para a parte de baixo da carreira fazendo 1p.a na mesma direção de cada p.a da carreira anterior até seu final (Figura 2)
  • Faça novamente a curva (6 corr) e prenda com 1p.bx no primeiro p.a que executou nesse trabalho. Faça 3 corr para subi (Figura 3)
  • Faça 1 p.a sobre o p.a de baixo, 2 corr de separação e mais 2 p.a sobre os p.a e vá repedindo por toda a reta do trabalho (Figura 4)


  • Vamos trabalhar sobre a curva:  Faça 2 corr de separação e 2p.a dentro da curva.
  • (Figura 5)
  • Faça isso até obter 5 montinhos de 2p.a cada dentro da curva (Figura 6)
  • Faça 2 corr de separação e repita o trabalho na reta igual a reta anterior (2 p.a,  2corr, 2p.a ..) (Figura 7)
  • Repita também a execução da curva e prenda com um p.bx encerrando a volta. Faça 3 corr para subi e repita a reta da mesma forma que foi feita na volta anterior. Ao chegar a curva você aumentará mais 2 p.a sobre cada montinho, obtendo assim 5 montinhos com 4 p.a cada (Figura 8)




  • O trabalho será executado dessa forma, fazendo a reta sempre igual a volta anterior e as curvas aumentando sempre 2p.a em cada montinho, até obter 6 voltas no total do trabalho (Seu trabalho deverá está igual a figura 9)

  • Faça 3 corr para subi e preste bem atenção nesta etapa. pule 1p.a e sobre o próximo p.a faça 3 p.a pegando apenas a argola da frente. Dùvidas??? observe:
Normalmente quando executamos pontos sobre uma carreira pegamos as duas abas da corrente do ponto abaixo como mostra a figura de exemplo
Mas para a execução dessa etapa você irá trabalhar apenas com a aba da frente (Figura 10) a de trás você irá precisar mais tarde



  • Após fazer os 3 p.a dentro da aba da frente, faça 2 corr de separação e mais 3 p.a na mesma aba formando assim um leque (Figura 11)
  • Faça 1p.a pegando por trás do 2ºp.a da volta de baixo (Figura 12 e 13)
  • Faça leques por toda a reta sempre da mesma forma até chegar na curva (Figura 14)


  • Faça 1 leque no primeiro P.a da curva pegando apenas a aba da frente, pule 3p.a da volta anterior e faça 1 p.a pegando por trás do 4º p.a da volta anterior (Figura 15)
  • Faça leques dessa forma por toda a curva sempre pulando 3 pontos da volta anterior (entre pontos altos e correntes de separação) (Figura 16)
  • Encerre a primeira volta de leques com 1p.bx e em seguida  3 corr para subi. Volte a fazer os leques por toda a reta do trabalho, dessa vez pegue as duas abas dos pontos (Figura 17)
  • Ao final da reta, antes de chegar na curva, você irá fazer 1 corr de separação logo após o último p.a da reta (Figura 18)



  • Faça 1 leque sobre o leque de baixo e em seguida 1 corr de separação (Figura 19)
  • Faça 1 p.a prezo por trás do p.a de baixo e em seguida outra corr de separação. (Figura 20)
E você irá trabalhar dessa forma por toda a curva: Com 1 corr de separação entre o leque e o p.a. Mas atenção: Apenas nas curvas, quando o trabalho tiver sendo executado sobre a reta ele deve ser igual a volta anterior.
    • Faça a 3ª volta de leques igual a 2ª, mas, dessa vez ponha picôs em cada leque. Arremate o fio branco, (Seu trabalho até aí deve está igual a Figura 21)
    Agora passaremos para a linha laranja, lembra da carreira onde só trabalhamos com a aba da frente?? pois é agora voltaremos a ela e trabalharemos com a aba de trás, mas sempre trabalhe com a parte da frente do trabalho voltado para você.
    • Prenda a linha laranja em qualquer ponto e dê continuidade ao trabalho como se tivesse parado naquela volta, sempre repetindo as retas e fazendo 2 p.a a mais em cada bloco na curva (Observe o trabalho visto pela parte de trás na figura 22)


    Após 6 carreiras com a linha laranja faça mais 3 carreiras de picôs seguindo a mesma receita que foi executada na parte branca. Sua base estará assim: 

    As flores e os raminhos, como disse, vou ensinar no próximo post, porém você pode usar sua criatividade e decorar a gosto! Gostou?? Siga o blog clicando no botão azul "PARTICIPAR DESTE SITE"

    Técnica: Crochê
    Tipo: Caminho de mesa
    Execução: Bya Ferreira

    17 Recados:

    1. Eu amei amiga!!Parabéns pelo belo trabalho beijos

      ResponderExcluir
    2. Lindoo!!!
      E muito bem explicadinho,parabéns flor.
      Tenha dias lindo e maravilhosos sempre viu..
      Bjs.

      ResponderExcluir
    3. Muito bom seu pap, obrigada por compartilhar!

      ResponderExcluir
    4. meu deus ke coisa mais linda eu tava tanto procurando o passo a passo desse caminho e como vc explicou nao tem erro...amei obrigada e que deus te abençoe sempre....obrigada por compartilhar sua arte conosco....amei

      ResponderExcluir
    5. Olá já estou a seguir este cantinho, adorei o pap do caminho muito obrigada por partilhar, adorei os seus trabalhos...

      ResponderExcluir
    6. Boa tarde, lindos trabalhos............. estou seguindo,se der uma passadinha no meu blog recém criado, srsrrsr http://carmelsitacroche.blogspot.com.br/ bjs

      ResponderExcluir
    7. Ola adorei o caminho lindo to seguindo como Vania Oliveira vem conhecer meu cantinho tb.E se gostar espero que siga.
      www.vaniatcb.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    8. AMIGA QUE TRABALHO LINDO..JA ESTOU FAZENDO KKKK
      mAS ME PERDI NA PARTE DA FIGURA DEZ JA OLHEI MIL VEZES NO EXEMPLO E TO PERDIDA..PODE ME AJUDAR

      ResponderExcluir
    9. amei com esse pap acho que ate eu que sou iniciante vou conseguir fazer rs obrigada!!

      ResponderExcluir
    10. Oiii !! Estou fazendo esse caminho com barbante cru número 4 e linha anne , será que preciso fazer com a linha dupla ???

      ResponderExcluir
    11. Oi Andreia a linha Anne tem a espessura aproximada do barbante numero 2. portanto se vc está usando o numero 4 então é melhor usar linha dupla na linha anne. ok!

      ResponderExcluir
    12. Como faço pra te mandar a foto do meu caminho ???

      ResponderExcluir
    13. Olá Bya amei seu blog,os passo a passos são mt bem explicados,vou fazer o caminho de mesa,já estou seguindo sua página se vc quiser conhecer meu cantinho fique a vontade !!!!!Bjsss

      http://ijkbolosedoces.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    14. Olá, parabéns, lindo seu trabalho!!!
      Estou fazendo, mas com uma dúvida, não sei como arrematar, para mudar de cor, pode me ajudar?
      Obrigada!

      ResponderExcluir

    Obrigada pela visita e comentário. Se seguiu o blog é só deixar o link que eu retribuo!!!

     
    Bya Ferreira - Crochet Designer © - crochet designer
    Desenvolvido por Heart Ideas – soluções criativas.