22/09/2015
Passo a passo Padrão dupla face
Hoje trouxe para vocês um passo a passo de um padrão duas faces, com ele você pode fazer mantas, tapetes .. O que sua imaginação permitir.
Antes de começar quero deixar claro que as imagens desse passo a passo são de créditos da artesã turca Selma Tozan , o link para vocês conhecerem o blog da Selma estará disponível no final desse post. Aqui a única coisa que eu fiz foi a interpretação do passo a passo, para facilitar a vida das pessoas que tem dificuldades de entender o trabalho apenas olhando a imagem.
Bem vamos lá!
O trabalho, para ficar mais bonito, deve ser feito com duas cores diferentes, nas imagens abaixo, a Selma usa o azul e o branco, irei fazer a narrativa usando essas duas cores.
- O primeiro passo é fazer, com o fio azul, a quantidade de correntinhas necessárias para o seu trabalho, nesse caso, é necessário que essa quantidade seja um número múltiplo de 5 e somar 1 no total. EX.:
5+1= 6 corr
10 +1 = 11 corr
15+1= 16 corr
20 +1 = 21 corr
No caso da Selma, ela chegou a 26 corr da seguinte forma:
25 (que é múltiplo de 5) +1 = 26
Espero que vocês tenham entendido.
- Após a quantidade de corr necessária, no caso da Selma 26. Você irá fazer mais uma corr pra subi. Pulará a primeira corr mais próxima da ponta da agulha e fará 1 p.b na segunda corrente;
- Em seguida, faça 5 corr, pule 4 corr das iniciais (contando a partir do p.b que você fez) e faça outro p.b na 5ª corr. Fazendo assim , uma espécie de alça como mostra a imagem da Selma abaixo:
- Faça 5 corr e repita o processo anterior
A Selma conseguiu com 26 corr um total de 5 alças. Observe:
Prestem um pouquinho mais de atenção agora, pois nesse trecho, a Selma não fotografou alguns detalhes. Pois bem, Vou explicar:
- Sem arrematar o fio azul, vamos começar a trabalhar o branco
- Você irá prender o fio branco no primeiro p.b que você fez com o azul (exatamente aquele p.b onde você fez a corr pra subi).
- A parti desse ponto vamos fazer, com o fio branco, 3 corr pra subi
- Faça 4 p.a na 3ª corr da 1ª alça
- Sem separação, faça 4 p.a na 3ª corr da 2ª alça e repita até o fim
- Pra encerrar a carreira, faça 1 p.a no ultimo p.b do fio azul. Observe:
- Faça 5 corr pra subi, vire o trabalho e faça 1 p.b entre o 1º grupo de p.a e o 2º. Observe:
- Repita esse mesmo processo até o fim. Observe:
Agora vamos deixar de lado o fio branco (sem arrematar) e vamos voltar lá de onde a gente parou com o fio azul.
- Faça 3 corr; Observe:
- Entre com a agulha por dentro da primeira alça de modo que ela saia no meio do grupo de p.a que fica acima dessa alça (lembre-se que o grupo de p.a tem 4 p.a, você irá sair entre o 2º e o 3º p.a). Observe a imagem a baixo e veja que a alça feita com o fio branco irá ficar livre.
- Faça 1 p.b prendendo a alça azul e o grupo de p.a branco. em seguida, faça 2 corr. Observe:
- Essas corr que você acabou de fazer irá equivaler a 1 p.a, faça mais 3 p.a no mesmo lugar. Você vai está assim, construindo mais um grupo de 4p.a, dessa vez com o fio azul. Observe:
- Sem fazer nenhuma corrente de separação, lace o fio e passe a agulha por dentro da segunda alça de modo a sair no meio do segundo grupo de p.a. Observe:
- Você irá fazer mais um grupo de 4 p.a e repeti o processo até o fim.
- Faça 5 corr pra subi e repita a construção das alças prendendo-as com 1 p.b entre um grupo e outro. Observe:
Novamente vamos deixar o azul de lado, sem arrematar, e voltar pra onde nós paramos com o branco. Nas imagens a seguir, você não irá mais ver tantos detalhes, mas, o que você precisa fazer é exatamente o que já foi explicado acima.
- Faça 3 corr. Observe:
- Passe por dentro da alça branca de modo a sair no meio do grupo de p.a azul que está logo acima dessa mesma alça, e faça 1 p.b unindo a alça ao grupo.
- Construa, nesse mesmo local, mais um grupo (4 p.a) e repita o processo até o fim. Observe:
Não esqueça de, no final da carreira de grupos, fazer 1 p.a sobre o ultimo p.b da carr de alças.
O padrão fica muito bonito, e não é difícil de ser trabalhado.
Bom pessoal, quando a gente fotografa o passo a passo, a gente ja tem em mente como vai ser a abordagem da explicação, já quando explicamos em cima de fotos de terceiros, temos que explicar dentro do que é mostrado, e nem sempre o que é mostrado é facil de entender.
Espero que vocês não tenham tido dificuldades em entender as explicações.
Em bora eu tenha desenvolvido a receita escrita, as imagens e construção do passo a passo são de créditos da Selma Tozan
A receita original, está em seu blog : www.selmatozan.blogspot.com
Beijos da Bya!
0 Recados:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e comentário. Se seguiu o blog é só deixar o link que eu retribuo!!!